top of page

Saiba quando usar o "R" de marca registrada

Atualizado: 1 de jun. de 2022



O símbolo de marca registrada, esse R dentro de um círculo pequeno, é um dos símbolos mais famosos, e todos nós o reconhecemos imediatamente. Mas nem todos sabemos quando podemos utilizá-lo em nossa própria marca.

O que é esse símbolo?

O símbolo da marca registrada é bem autoexplicativo, mas basicamente ele serve para que, quando você leia o nome de uma marca e veja o símbolo atrelado a ele, você saiba que ela está devidamente registrada e regulamentada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Quando posso usar o símbolo?

Você pode usar o símbolo assim que, e apenas após esse momento, o INPI aprovar o seu registro de marca e sair toda a documentação provando que agora a marca pertence à você.

Com os documentos do INPI em mãos, sua marca devidamente registrada, então fica a seu critério colocar o símbolo ou não. Ele é usado na parte direita do nome, na área superior ou inferior.

Diferença entre R, C e TM

Como já abordamos, aqui no Brasil o símbolo para marca registrada é representado pelo R dentro do círculo. Já na língua inglesa, o mesmo conceito é representado com a Trade Mark TM (Marca Comercial). O C, que também fica dentro de um círculo, é indicado mais para obras literárias e produções intelectuais (filmes, vídeos, etc.), e indica C


Quer saber mais sobre como registrar a sua marca? Fizemos um texto explicando passo a passo! É só clicar aqui!

16 visualizações0 comentário
bottom of page