top of page

Assessoria jurídica: vale a pena?

Você já ouviu falar da assessoria jurídica? Em muitos casos, os empreendedores acabam ignorando essa modalidade, que possui um papel fundamental na vida útil e na segurança da empresa. Hoje, falaremos sobre como o suporte jurídico pode te salvar de muitas dores de cabeça e assim te permitir focar em áreas que exigem mais da sua atenção.


Economia de potenciais prejuízos


É comum em empresas que estão começando, que os sócios ou donos tentem ao máximo conter gastos e optarem por soluções “caseiras” para os potenciais problemas a surgir. E isso faz sentido até um certo ponto. Se observarmos, em grandes empresas, existem funcionários para todos os tipos de função. Nos casos de negócios menores, é possível que não exista essa necessidade, pelo menos nos primeiros meses ou anos. Mas, isso não quer dizer que possa se aplicar a qualquer serviço. Determinadas demandas devem estar nas mãos de profissionais qualificados, principalmente, pelos danos que podem ser causados pela sua não contratação.

Para termos uma ideia, imagine que uma pessoa abra uma empresa pensando em entregar determinados serviços ou produtos, mas acaba desistindo quando fica de frente para as burocracias que são inerentes a qualquer negócio. Imagine o dono da empresa, além de se preocupar com a parte criativa do projeto, ter que ser obrigado a voltar seus olhares para questões jurídicas e contábeis. Acredite, essa conta sai mais barata quando há um planejamento. Por isso, mesmo que pareça desnecessário, é um cuidado que o empreendedor precisa adotar, para que não tenha problemas maiores, principalmente, quando falamos de algumas áreas como a contratação e demissão de funcionários.


Importância do planejamento jurídico


Como dito acima, é normal que no começo de uma empresa, um empreendedor tente resolver o máximo de coisas possíveis, dispondo o mínimo de recursos. Mas, a tendência é que o planejamento jurídico seja ignorado, visando manter apenas a atuação de um escritório de contabilidade, por exemplo, por achar que é o suficiente para atender as duas demandas.

Como a lei está em constante mudança, é necessário que haja uma pessoa ou empresa atualizada com essas questões. É possível que o negócio esteja correndo sérios riscos de ter problemas que vão trazer muito mais dor de cabeça do que dispor de um recurso para aquilo. O planejamento jurídico deve andar em conjunto com o crescimento da empresa, para que esse acompanhamento sirva como prevenção.

A assessoria jurídica é como se fosse um seguro. Só se percebe o quanto é necessário, quando se precisa. Seus resultados não são "visíveis" como em outros investimentos, por exemplo. Mas, ela é tão essencial quanto, pois faz com que a empresa não passe por grandes imprevistos diante da lei.


Assessoria jurídica em Propriedade Intelectual


Aproveitando o assunto, você sabia que questões envolvendo o nome e atuação da sua marca também podem precisar de uma assessoria especializada?

O processo de registro, embora possa ser feito sem o auxílio de um advogado, em alguns casos, pode precisar de assistência para questões um pouco mais complicadas, como defender a sua marca contra outra tentativa de registro ou montar um recurso para mudar a decisão do INPI de indeferir o seu processo.

Quer saber mais sobre como uma assessoria jurídica pode lhe ajudar com a sua marca e quanto isso pode te fazer economizar não só em valores monetários, mas também em tempo? Vem conversar com a gente!

Obrigado por ter chegado até aqui e até a próxima!


4 visualizações0 comentário
bottom of page